Menu principal

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

- HIATUS -

 Salve, pessoal!

Esse post está para trazer uma notícia boa e uma notícia ruim. Tentarei ser o mais breve possível, pra não #xatiar a galera sem paciência, mas é BEM importante o que tenho a dizer.

A notícia BOA
Eis que, no mês passado, enquanto eu vadiava pela internet. Encontrei no site do Catraca Livre, uma chamada para ilustradores, um edital que estava chamando ilustradores para trabalhar com um quadrinho. Os caras que estavam fazendo essa chamada são da Editora Capão Redondo. Eles fizeram um projeto de História em Quadrinho (com roteiro pronto e tudo o mais), chamando o projeto de “Quebrada HQ”, no qual o quadrinho se chamará “Servo dos Servos”, que terá 6 contos diferentes, que terão como tema central as diferenças e opressões sociais.
Uma vez que o projeto tava redondinho, enviaram para o Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (“VAI”) do governo. O projeto foi aprovado (!) e financiado, porém só faltavam 6 quadrinistas para compor o time. Daí o pessoal da Editora abriu a tal chamada para fazer uma seleção desses 6 quadrinistas.

Quando ví esse edital, já logo me envolvi! Nos últimos tempos eu tenho entrado em bastante contato com HQs e estava justamente nesse momento querendo trabalhar com isso. Os concorrentes tinham que desenhar uma página de quadrinho e enviar. Então, conforme eu havia postado no facebook, enviei (demorei umas 12 horas pra fazer a porra toda) e [TADÁAA!] fui selecionado para o time! :D
IHA IHA IHA IHA !!!!111!!!1!!! \o/

Po, tô MUITO feliz e a partir de então, temos esse projeto pra tocar. Tenho que entregar 4 páginas por semana para os caras (o que é muito, considerando que to estudando e trabalhando em outros projetos também). Até que se encerrem os roteiros e até que o lançamento ocorra em Dezembro (Aguardem!).

Mas AFINAL. Porque estou dizendo isso?
É aqui que entra a notícia ruim.
Galera, nos últimos tempos, devido a faculdade, a outros projetos e a HQ agora, ando dando muitas mancadas com camisetas. Atrasando bastante os pedidos e demorando até pra responder e-mails.

Eu queria que vocês entendessem que o “Servo dos Servos” não só esta sendo uma GRANDE oportunidade pra eu poder divulgar meu desenho, mas acontece que nele estão contidas as coisas nas quais eu acredito e que sempre quis colocar como tema das minhas artes. O tema periferia e desigualdade social.
Porra, eu poderia muito bem meter o loko, fazer um trabalho meia-boca, pegar minha grana por página (que não é lá muita coisa) e sair bonito na foto. Mas, quando se trabalha com a alma em fúria pelas ideias que se está desenhando, eu não me PERMITO dar menos do que O MEU MELHOR NESSA PORRA! Entendem?
[Desculpem a linguagem chula, mas é exatamente isso que gostaria de exprimir com esses texto. u.u]

Além disso, queria que vocês entendessem que desenhar em camisetas é um processo muito mais atravancado do que desenhar numa folha de papel. Ou seja: por ser demorado, eu percebo que eu evoluo muito menos no meu traço.

Por isso que estou escrevendo esse texto para anunciar que meu projeto com as camisetas está entrando em HIATUS, ou seja, estou dando um tempo. :/

Sei que é foda. Estou aí nessa caminhada há tantos anos! Remando contra a maré, tentando fazer a todo tempo livre que tenho, mas acontece que nesse momento da minha vida eu gostaria de dar prioridade ao Servo dos Servos e a outros tipos de ilustrações.

Não é definitivo. Pretendo voltar o mais breve possível (afinal, de contas, esse quadrinho é um único volume!), provavelmente em Dezembro eu volte a fazer camisetas. Quanto aos pedidos na fila, eu os farei, conforme combinado e prometido. Mas por enquanto eu não estarei mais recebendo pedidos de camisetas.
Quanto a este blog: eu vou continuar postando coisas nele, até com maior frequência. Já que tenho um MONTE de fotos de camisetas que não mostrei aqui. Também os manterei informados sobre o quadrinho.

Quanto a outros tipos de ilustrações: Eu estou aberto a pedidos, justamente pelo fato de ser mais prático que camisetas.

O peixe voador ta levantando voo, sem esquecer jamais de voltar com as mãos cheias.
Obrigado a todos, TODOS que sempre me apoiaram. Tamo junto, sempre.

Até a próxima,

Lucas Andrade – O Camiseteiro (em Hiatus)

Viva a mudança. :) [Para Doug, Setembro, 2011]