Menu principal

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

.09 - X-Pikanha

(Semana passada fiquei sem postar. Ok, isso acontece. Culpa do HD do meu PC que resolveu me deixar na mão. Maldita Obsolescência Programada!)
Ok. Queria falar de uma coisa pessoal, e séria.
Resolvi assumir uma coisa pessoal que mora aqui dentro de mim e poucos percebem. Pensei em fazer algo mais formal, mas escolhi o blog pra assumir:
SOU VEGETARIANO!
Sim. Um assunto até delicado atualmente, já que está virando uma certa ondinha teen.. e tenho medo de tudo que vem por ‘moda’, pois assim como roupas, essa onda pode se dissipar rapidamente ou perder seu valor ideológico.
Enfim, não desista de ler só por causa do assunto. Prometo ser breve!
Basicamente todos os vegetarianos que eu conheço são vegetarianos por um dos três motivos seguintes:
1 - SAÚDE.
O consumo de carne, por exigir muito no processo de digestão, pode te dar alguns benefícios físicos. Eu não senti isso firmemente, mas existem muitos vegetarianos que alegam que ficaram mais dispostos fisicamente depois que viraram vegetarianos; Além disso, o vegetarianismo pode evitar diversas doenças. Enfim, esse não é meu foco.
2 - POLÍTICA.
Esta é a principal causa que me motiva para ser vegetariano. Pelo fato de o processo para se produzir carne gastar MUITA água, desmatar MUITO, emanar MUITO gás do efeito estufa na atmosfera e gastar muita energia. Ou seja: essa causa é muito maior do que muito ‘carnívoro-hater’ adora criticar sem ao menos pesquisar.
É nessa causa onde moram os dados, do tipo: A Pecuária é responsável por 18% da emanação, provocada pelo homem, dos gases do efeito estufa (MAIS do que os transportes, responsáveis por 11% ‘só’). Ou a simples comparação de que, para se produzir 1kg de carne gastam-se de 13 à 15 mil litros de água doce limpa... e para 1kg de batata gasta-se apenas 100 litros; arroz-> 4 mil litros; tomate -> 100 litros.
- Ah, Lucas! Mas você é vegetariano! Com certeza você aumentou alguns números desses dados!
Não, não aumentei. Mas, SIM quero que você duvide de mim. Tem um site muito bom que você pode pesquisar sobre isso, nele você encontra desde pornografias até assuntos como vegetarianismo www.google.com.br . Boa sorte.
Enfim, mas esse ainda não é meu foco. Meu foco é:
3 - IGUALDADE ANIMAL.
Essa causa é a mais famosa e mais peculiar. É a partir desta que muitos odeiam certos vegetarianos, já que estes despertaram dentro deles um sentimento de compaixão difícil de ser passado em um simples discurso. São os sentimentos de igualdade animal.
Fui meio confuso quanto a isso... ok.. me explico melhor.
Como explicar para um desconhecido que você vê uma vaca como uma amiga sua?
Como explicar a compaixão que você tem pelo frango triturado vivo para fazer um mini-chicken?
Como explicar que você tem dó de comer as banhas de um animal inofensivo?
As vezes, não adianta explicar como você chegou a essa conclusão, já que sua causa está em outro plano além da razão... o plano emocional.
Realmente, pra muitas pessoas, não é fácil comer carne depois de ver um filme como “Terráqueos” ou “A Carne a Fraca”.
Então, mais simples do que tentar fazer uma vaca parecer um animal gracioso e amigável. Simplesmente ponho aqui um ser gracioso e amigável nas mesmas condições que a vaca.
X-Pikachu
(Clique na imagem para ampliar)

Sentiu uma pequena dó?
BANG! É ESTA a sensação que os vegetarianos dessa causa sentem ao comer uma vaca, boi, porco e frango.

Agora que você sentiu, não vou pedir que vire vegetariano, mas o intuito da camiseta é fazer com que entendam e respeitem quem é vegetariano por essa causa.

Ósculos e Amplexos.

4 comentários:

  1. Muito bom o post. Jogar dados ajuda bastante pra defender qualquer tipo de argumento, usou muito bem as ferramentas ao seu dispor. (Dica: Para aumentar a credibilidade cite as fontes)

    O que eu acho mais importante neste tema 'polêmico' é o respeito. Da mesma forma que os vegetarianos querem que os não vegetarianos os respeitem, a recíproca tem que ser verdadeira.

    Temos que conhecer todos os lados, e opiniões contrárias sempre serão importantes para o crescimento. Com elas discutimos e tomamos ciência do que queremos. Devemos ser vegetariano/'carnívoro' por opção e não por comodidade/moda ou até mesmo imposição.

    ResponderExcluir
  2. Esses dias a veterinária da Sofie ficou indignada com pessoas que comem cães e eu disse: "Ué, nós não comemos vaca, frango? Não é a mesma coisa?"

    ResponderExcluir
  3. Mas por mais absurdo que seja qualquer tipo de atitude, sempre teremos que respeitar as diferenças culturais.

    Se levar em consideração que ambos são animais, não tem diferença alguma. Mas se levarmos em consideração a questão cultural é completamente diferente.

    Para 'nós' é 'normal' comer carne bovina. Mas se fizermos isso na Índia, provavelmente não sairemos sem uma punição pesada. Cultura.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, tudo bem?

    Há algum tempo tenho lido seu blog, mas ainda não tinha comentado.
    E como ainda não tem muitos posts, li todos (=D).
    Algumas considerações:
    - Acho muito bacana você explicar os significados das camisetas. Até porque pra cada um vai significar uma coisa. Mas a sua opinião e interpretação completa a do leitor.

    - Já vi uma galera do cursinho com camisetas feitas por você. E agora vendo mais modeloes aqui pelo blog, confirmei o que já pensava: Você tem um dom maravilhoso! Transformar pensamentos em textos é relativamente fácil, levando-se em conta que nas palavras temos o artifício da argumentação. No entanto, transformar pensamento em imagens, é algo extraordinário; Fazer uma imagem que represente diversas vertentes de uma ideia é um talento que poucos possuem. Você possui.

    - Você é mesmo um artista! Uma característica que não nega isso é o fato de optar por não fazer duas camisetas iguais. Talvez porque, isso na minha concepção, a arte não se repete duas vezes de uma mesma forma e injusto seria se acontecesse. E mais, tiraria a beleza do oficio.

    - Gostei especialmente das camisetas sobre Capitães da Areia [livro fantástico e você teve a sacada dos personagens] e sobre Trocas de Visões (essa, em especial, me chamou muita atenção e achei simplesmente perfeita!).

    Parabéns! De verdade. Ganhou uma admiradora! Haha'

    -

    Quanto ao Vegetarianismo, admiro quem consegue "se converter". Acho super interessante, embora eu não consiga me tornar uma [talvez até por falta de mais conhecimento sobre o assunto]. Mas acho o vegetarianismo algo louvável, porque envolve sentimentos e percepções diversas.
    Uma pena que ideologias, como você mesmo disso, estão virando modismos.

    Enfim, era isso!
    Super beijo =*

    ResponderExcluir